O Cameron tem mais que se envergonhar com todo o Avatar (menos os episódios metralhescos, he's still got the touch) do que com o gloriosamente inane filme de estreia, Piranha 2, onde peixes voam e há fodas debaixo de água sem bombas de oxigénio. Choque deveras engraçado entre a "seriedade" das personagens e o delírio que as rodeia, vai-se transformando, a cada minuto que passa, numa série abaixo de Z, que à distância de trinta anos, se torna ainda mais caricata tendo em conta a restante filmografia do realizador, praticamente toda ela de orçamentos milionários e tecnologia de ponta. Se calhar foi boa ideia o Cameron ter sido proibido de entrar na sala de montagem, pois corria-se o risco de o filme ter uma qualidade aceitável, o que não seria tão engraçado para os meus olhos e ouvidos. Também dá para reparar que em 1981 as aureolas mamárias eram muito maiores do que as de agora. E o Lance Henriksen já tinha voz radiofónica capaz de rivalizar com o falecido António Sérgio.
O Lance, seis anos depois, já não só tinha voz para substituir o Sérgio, como podia perfeitamente ocupar o lugar do Rui Morrison a anunciar os preços do bacalhau e dos bifes do lombo do Pingo Doce. Em Near Dark, segunda longa da então quase esposa do Cameron, ele é um dos repescados do elenco do Aliens, juntamente com o Bill Paxton e e Jenette Goldstein (a Vasquez, par de melões gigantesco). Apesar da ambiental banda sonora dos Tangerine dream, Near Dark não deve ter custado mais do que dois quilos de alho, com as dobragens em estúdio a notarem-se a léguas. Com a classificação tenebrosa de "filme de culto", não é um filme assim tão mau, embora coisa menor na Bigelow: uns pózinhos de Badlands, de iconografia sulista e da mitologia do Western, consegue a proeza de ser ainda mais estiloso (aqui, no pior sentido) do que qualquer filme posterior da ex- Cameron. Recomendado, sobretudo, para quem acha que tudo o que tem um look artesanal é do camandro, porque...porque...porque...isso mesmo.
2 comentários:
duguguguguguguguguududududududugugu.
"o mais belo dos filmes".
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