domingo, 20 de junho de 2021

Euro 2020 (Dias 9 & 10).


Velhos tempos, aqueles em que nos reuníamos num campo (ou na estrada ou adro de igreja mais próximo) e em que de um lado estavam “os melhores “ e do outro “os piores”, e a diferença era tanta que os “melhores”, perante tantas facilidades, desleixavam-se e pareciam possuídos pelo vírus da preguiça e da sobranceria. Falhavam golos, passes fáceis, adormeciam quase em campo, convencidos que mais tarde ou mais cedo a sua “superior qualidade futebolistica” iria prevalecer. Os “coxos”, resilientes, verdadeira matilha de aleijados motores, espetavam pontapés em tudo o que mexia (incluindo na bola), e na primeira vez que iam à baliza dos “poderosos” encontravam as risadas destes, e daí resultava golo. Os “mestres”, acabadas as gargalhadas, primeiro ficavam espantados com tamanha história, e depois lá iam tentar resolver as coisas, mas era dificil, com tanto atordoamento, mudar o chip da incúria para o chip da contundência. Está resumido o Hungria-França de ontem.


Portugal está para a Alemanha como a Inglaterra (e a Holanda) está para Portugal: uma verdadeira meretriz. Portugal tem três vitórias (em quatro milhões de jogos) contra os alemães, sendo que duas vi eu; uma em 1985, na fase de qualificação para o Mexico-86, com golo monumental do Carlos Manuel, num daqueles milagres que prova que Deus Nosso Senhor é real. Foi tanto o massacre alemão nesse jogo que ainda hoje os postes do Neckarstadion, em Estugarda, continuam a tremer. A outra vitória foi no Euro-2000, nos três golos do Sérgio Boiceição, frente a uma seleção alemã já eliminada e cuja média de idades se encontrava nos sessenta e três anos. E ainda há a meia vitória do 1-1 de 1997, na Alemanha, na fase de qualificação para o Mundial de 1998, com exibição de gala dos comandados do Poeta Jorge Artur. Tudo o resto são vergastadas mais ou menos coléricas dos alemães, sejam através do bigode e dos caracóis do Rudi Voller, sejam através de notáveis remates do Raphael Guerreiro. Ontem fui business as usual.  


Tome banho. Recoste-se no sofá. Coloque os phones e ouça algum álbum de chill out que se encontre no you tube. Beba, devagar, um copito de bagaço. Assista a um Itália-País de Gales para um Euro qualquer. Boa soneca.  

 

Sem comentários: