quinta-feira, 15 de julho de 2021

Mais 75 obras-primas.


Rita BorgesKaraoke Night (2019). Francisco Lacerda

Filme: 1/5 ("Dos mesmos autores de Mutant Blast".)


Britney SpearsDodge Stadium, Los Angeles, 12/06/1999.

#DoNotFreeBritney


Beatriz Forjaz (beleza "da Vinciana"). Catavento (2020). João Rosas

Filme: 3/5


Veronica HamelHill Street Blues: Season 1, Episode 3 (1981). Robert Butler

Cada vez mais atento aos novos valores de produção televisiva.


Elisabeth ShueCobra Kai: Season 3, Episode 10 (2021). Josh Heald

Série exclusiva para reacionários sentimentais.



1.Rosie Vela2.Isabelle HuppertHeaven's Gate (1980- 216 m). Michael Cimino

Filme: 5/5 (Paixão sem limites: sentada junto a uma mesa, Isabelle Huppert observa Christopher Walken a limpar as migalhas que se encontram em cima daquela.)



1.Gina Christian. 2.Catherine HicksDeath Valley (1982). Dick Richards

Filme: 2/5 (Beber uma cerveja geladíssima no Death Valley: um dos caminhos para encontrar o Paraíso.)




1.Lana Wood2.Vera Miles. 3.Natalie WoodThe Searchers (1956). John Ford

Filme: 5/5




1.Barbara Stanwyck2.Natalie Wood (agarrada ás saias da Barbara). 3.Diana LynnThe Bride Wore Boots (1946). Irving Pichel

Filme: 2/5


Harriet AnderssonSommaren med Monika (1953). Ingmar Bergman

Filme: 3/5 ("Não podendo suportar o amor, a Igreja quis ao menos desinfetá-lo, e então fez o casamento"- Baudelaire.)





1.Aki Maeda2.Sayaka Ikeda3.Kou Shibasaki4.Chiaki KuriyamaBatoru rowaiaru (2000). Kinji Fukasaku

Filme: 3/5 ("Perguntei ao senhor Fukasaku como ele queria que eu atuasse, e ele respondeu que queria que eu atuasse como eu próprio, no dia-a-dia"- Takeshi Kitano.)



Schönes Mädchen à espera do seu Führer. Trumph des willens (1935). Leni Riefenstahl

Filme: 5/5 (Cinco formas de ler o Mein Kampf: aceitação total de cada palavra como a Verdade Suprema; vomitar enquanto se lê; recusar a aproximação a menos de 100 kilómetros de qualquer exemplar; ler de forma distanciada e científica, como o António Costa Pinto; comprar uma bateria, dois paus, e dar umas batucadas sempre que se acaba de ler um parágrafo.)


Blake LivelyThe Shallows (2016). Jaume Collet-Serra

Filme: 1/5 (Um filme com uma découpage tão deficiente que nem sequer dá para apreciar, calma e refletidamente, o corpo da Blake Lively- a única cousa de interesse por aqui.)


Nicole de BoerCube (1997). Vincenzo Natali

Filme: 3/5



1.Mika Boorem2.Kate BosworthBlue Crush (2002). John Stockwell

Filme: 2/5 (O mesmo problema de The Shallows, mas com a atenuante de ter um final à Rocky, fórmula que resulta sempre, seja num ringue ou no pipeline hawaiano.)



1.Rosa Maria Penna2.Odeta LaraO Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969). Glauber Rocha

Filme: 3/5 (Antônio das Mortes: o maior traidor cinematográfico da burguesia e das forças vivas comunitárias.)


Rosa Arenas & Katy Jurado (após uma das mais belas catfights na "história do cinema"). El Bruto (1953). Luis Buñuel

Filme: 4/5





1.Beverly D'Angelo2.Christie Brinkley3.Dana Barron4.Jane Krakowski ("daddy say's i'm the best at french kissing!"). National Lampoon's Vacation (1983). Harold Ramis

Filme: 4/5 (A conversa do Chevy Chase com o Anthony Michael Hall no Monument Valley: "That's gold, Jerry! Gold!".)






1.Sheila Kennedy2.Beverly D'Angelo3.Claudia Neidig4.Dana Hill5.Moon Unit Zapa. National Lampoon's European Vacation (1985). Amy Heckerling

Filme: 1/5 (Estereótipo de norte-americanos numa Europa estereotipada por americanos estereotipados. Pelo menos ninguém fica a rir.)


Nathalie PascaudLes vacances de Monsieur Hulot (1953). Jacques Tati

Filme: 5/5 (Os planos na cena da pintura do barco/balde com tinta/água do mar de certeza que tiveram a ajuda de qualquer entidade sobrenatural. )


Maine ValléeJour de Fête (1949). Jacques Tati

Filme: 5/5


Kyôko KishidaSuna No Onna (1964). Hiroshi Teshigahara

Filme: 5/5 


Drew BarrymoreFar from Home (1989). Meiert Avis

Filme: 2/5 (A Drew entre 1989 e 1995, uma incandescência sexual que deveria ter tido como mentor e protetor o senhor João César Monteiro e os seus sábios conselhos.)





1.Kiersten Warren2.Margaret Colin3.Vivica A. Fox4.Lisa Jakub. Independence Day (1996). Roland Emmerich

Filme: 3/5 (1996, no cinema: Gostei. 2000, numa tv patética: "já tive Semiótica e Metodologias de Análise de Imagem, não posso gostar disto". 2021, num monitor de 40 polegadas: Gostei.)


Kaycee Moore Bless Their Little Hearts (1983). Billy Woodberry

Filme: 4/5 (A cena do barbear na casa de banho é um dos cumes cinematográficos do Autonomy Sensory Meridian Response.)




1.Émilie Bierre. 2.Judith Baribeau3.Marianne FarleyLes nôtres (2020). Jeanne Leblanc

Filme: 4/5 (Um filme, de 2020, sobre um "tema fraturante", sem recurso à câmara à mão, e com planos de duração precisa. Melhor, só acabar o filme e comer uma pata de veado.)


Blanche SweetThe Lonedale Operator (1911). D. W. Griffith

Filme: 4/5 (Em 1911, ver este filme era uma das maneiras mais fáceis de marcar consulta no oftalmologista.)


Claire Holt & Mandy Moore47 Meters Down (2017). Johannes Roberts

Filme: 0/5 (Enquanto as imagens desta coisa passeavam pela vista, lembrei-me daquela vez, talvez em 1999 ou 2000, em que, na boa tradição Constanziana, comecei a beijar uma almofada a pensar que era a Mandy Moore. Felizmente que amadurecemos e deixámo-nos dessas infantilidades.)


Brianne Tju, Sophie Nelisse, Sistine Rose Stallone, Corinne Fox47 Meters Down: Uncaged (2019). Johannes Roberts

Filme: 0/5 ("Mr. Roberts, we will make a sequel, but with a few conditions". "Like what?" "Two white girls, one black girl, and one asian, and all of them must have a scene where they will show their beautiful bodies. And sharks even dumber!" "Deal!".)


Brooke AdamsThe Dead Zone (1983). David Cronenberg

Filme: 5/5 (Dois dos prazeres deste filme: o Christopher Walken a iniciar o filme a falar da lenda do Ichabod Crane e do "headless horseman", e o Michael Kamen a tentar emular na perfeição o Howard Shore.)


Megan Murphy. Deadbeat at Dawn (1988). Jim Van Bebber

Fillme: 3/5 (Algures na segunda metade da década de oitenta, no esgoto industrial de Dayton, Ohio, acontece uma fusão genético-molecular entre o Walter Hill do The Warriors, o Sam Raimi do Evil Dead, um filme da Troma e umas pitadas de Bruce Lee.)




1.Sarah Paxton2.Arielle Kebbel3.JoJo & Emma RobertsAquamarine (2006). Elizabeth Allen Rosenbaum

Filme: 1/5 (A silly season, por estas bandas, é respeitada integralmente.)




Renee French (R.I.P). Cate Blanchett & Cate Blanchett3.Meg WhiteCoffee and Cigarettes (2003). Jim Jarmusch

Filme: 5/5 ("Agora que não fumamos, podemos fumar um cigarro, sem problemas"- Iggy Pop para Tom Waits. Essa frase irá ser a nossa perdição.)


Kathleen QuinlanBreakdown (1997). Jonathan Mostow

Filme: 4/5 (Durante setenta e cinco dos seus noventa e três minutos, não é um dos melhores "filmes de género" amaricanos dos anos 90. É um dos melhores filmes amaricanos dos anos 90. Mas The Vanishing só há um.)




1.Emma Griffiths-Malin2.Melanie Griffith3.Dominique SwainLolita (1997). Adrian Lyne

Filme: 3/5 (Injusto o tratamento dado ao Adrian Lyne, ao longo dos anos, pela "crítica especializada". Um dos mais brilhantes cineastas da comédia involuntária, um homem que lê argumentos e realiza os filmes com uma mão no caralho e outra na Bíblia Sagrada, empunhando num segundo toda a sua repugnância burguesa pela devassidão do mundo, e no outro já se delicia com as formas dos corpos e seus jogos de perversidade. "Blasfémia, digo eu!", "Sim, mas aqueles rabinhos...", lutas viscerais na sua consciência em frente ao espelho. Um homem que nos últimos trinta anos levou aos cinemas planetários um conjunto de contos morais que eram o mais próximo que a classe média/alta estava de se sentir ilibada por ter perigosas tentações demoníacas. E que ainda por cima deixou a comunidade feminista a espumar durante anos, devido ao Fatal Attraction. A espuma foi tão grande que se formou um mini-oceano no espaço entre a Village e a Battery nova-iorquinas. Um homem que colocou a Kim Basinger a rastejar aos pés do Mickey Rourke, procurando notas, cena vista algures em finais dos anos oitenta e que comtribuiu para a rectidão ética que nos tem guiado o caminho ao longo destes anos. Vinte anos depois do seu último filme, o delicioso Unfaithful com a grandiosa Diane Lane, está de regresso com Deep Water. Actores: Ben Affleck, Ana de Armas. Sinopse: Um marido que permite á sua esposa que ela foda com outros para assim evitar o tédio conjugal, torna-se o principal suspeito do desaparecimento de alguns desses amantes. Se conseguirmos voltar a pisar alcatrão, com certeza que iremos ao cinema ver a reação de indignados casais com a podridão moral que há neste mundi.)


Emma, Sylvester's mistress (é assim que munto homem vê as mulheres: um decote e pernas. Cá estaremos para os caçar a todos). Tweetie Pie (1947). Friz Freleng

Filme: 5/5


Sharon MaidenClockwise (1986). Christopher Morahan

Filme: 3/5 (John Cleese e muito do elenco do Fawlty Towers. E um argumento. E mais uma prova de como os automóveis ingleses, nos anos setenta e oitenta, foram desafios à flexibilidade e paciência humanas.)



1.Françoise Dorléac2.Jacqueline Bisset. Cul-de-sac (1966). Roman Polanski

Filme: 4/5






1.Gage Golightly2.Maia Mitchell3.Halston Sage4.Audrey Grace Marshall5.Gabrielle Anwar. The Last Summer (2019). William Bindley

Filme: 2/5 (Açúcar da Netflix. Tão despudorado em agredir as "velhas gerações" e em abraçar as novas que se torna irresistível. E rever a Gabrielle Anwar, vinda diretamente do mausoléu dos anos noventa-Body Snatchers do Ferrara, Scent of a Woman-, foi um prazer.)


Paula BeerPampa Blues (2015). Kai Wessel

Filme: 2/5 (Enquanto se agarra coragem para ver o Undine, ganha-se o tempo a ver os trabalhos anteriores pré-Petzold. Neste caso, um "filme de tv" com todas e qualidades e defeitos de 95% dos mesmos.)

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