domingo, 4 de julho de 2021

Euro 2020 (Quartos-de-final).


Estava decorrida metade da primeira parte do prolongamento no Espanha-Suiça, quando os banqueiros decidem aventurar-se no ataque com uma porrada de homens. A Espanha recupera a bola, o que leva o comentador da TVI ou da SIC a exortar os espanhóis a avançarem rapidamente, para aproveitarem o contra-golpe em superioridade numérica, ainda por cima com os chocolateiros a jogarem só com dez e munto cansados. Os jogadores ibéricos fazem ouvidos mocos ao inexpert residente e travam a progressão, preferindo reagrupar-se e também dando tempo aos montanheses para se organizarem defensivamente. Duas hipóteses: serão os espanhóis uns respeitadores da ética do jogo e do sofrimento alheio, não se permitindo o beneficio próprio em situação altamente vantajosa? Ou possuirão eles um  tal rigor e fanatismo de modelo de jogo que jamais o alteram mesmo que, à priori, a solução mais imediatista seja a mais aconselhável? E ainda: https://www.delhi-magazine.com/lifestyle-magazine/the-25-most-beautiful-spanish-actresses/.


O campeonato do Mundo é “já para o ano”, mas a derrota de ontem da Bélgica libertou um aroma de fim de ciclo para as hostes cervejeiras. O que não quer dizer que as hipóteses de um brilharete no Qatar estejam fora de hipóteses. Nada disso. Relembramos, para efeitos históricos, a Alemanha do Euro 96. Os germânicos vinham de um Mundial banal nos EUA, com uma média de idades superior a 74 anos no onze inicial. Berti Vogts, o treinador, deu um murro na mesa e procedeu a uma revolução profunda na seleção alemã, mudando uma ou duas peças e decrescendo a média de idades para uns juvenis 73 anos. Resultado á vista: alemães campeões da Europa em 1996. Por isso, embora a exalação a carne gasta já se sinta no ar, não é altura de abrandar nas esperanças. Quanto à Itália, espalha uma sensação de invencibilidade extremamente perigosa e nociva para si própria: a queda ainda será mais dolorosa.  


A Dinamarca continua a sua aventura. A sua relativa facilidade em construir, geometricamente, situações de perigo para as balizas contrárias é um motivo de esperança para derrotar, nas meias-finais, as forças do Mal. Kjaer e Vestergaard terão de receber todas as forças positivas do mundi para impedir que qualquer bola aérea possa fazer mossa, e Maehle usufruirá de injecções de velocidade para ultrapassar o ogre Walker. Falhado o plano ucraniano, a Humanidade vira-se agora para a salvação dinamarquesa. O desespero é tão visivel que há relatos de pessoas nas ilhas Samoa que prometeram em público fazer repetidas visões completas da obra integral de Von Trier nos próximos dois meses, caso o demónio britânico seja derrotado.  


Alfredo Hitchcock. Charles Chaplin. John Clesse. William Turner. New Order. Artur Conan Doyle. Rachel Weisz. Spice Girls. Margarete Thatcher. Winston Churchill. Lilly Allen, Mike Leigh, Blur. Drum and Bass. William Shakespeare. Bobby Robson. Paul Gascoigne. George Orwell. H.G Wells. Kate Winslet. I beg your pardon, mas vocês terem nascido não compensa um dos maiores horrores históricos que será ver o vosso país a vencer qualquer taça que seja, muito menos a de campeão da Europa.

Sem comentários: