quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O Nosso Homem

Algures em Locarno. 13/08/2014. Dois cinéfilos conversam.

Cinéfilo 1 (C1): E o filme do Costa?
Cinéfilo 2 (C2): Esplendor na película. É que não há mais nada a dizer: esplendor na película.
C1: Mas não é digital, agora?
C2: Isso são matérias mesquinhas. É um esplendor na película, no digital, em cima de uma mesa de passar a ferro. Estou siderado.
C1: Eu também. Até me apetece dizer uma coisa, mas tenho medo...
C2: Mas é a dizer bem do Pedro?
C1: Muito bem, mas mesmo assim. Talvez seja um pouco arriscado...
C2: Ó meu caro amigo... se é para elogiar o Pedro, pode dizer á vontade. Toda a gente o compreenderá.
C1: Talvez seja um exagero, talvez...
C2: (sorriso) Não tenha receio. Diga o que tem a dizer. Só de pensar no que irá afirmar, já estou com o coração aos pulos...
C1: Sendo assim...aqui vai: este seu novo filme é ainda melhor que os outros dele todos juntos!
C2: (cambaleando, tossindo, recompondo-se, pedindo um copo de água a um servo que por ali passava, limpando os lábios com a manga da camisa): Precisamente, por são Skorecki! Confidenciei isso ontem á minha esposa e depois ao meu cão, que discordaram numa primeira instância, mas que concordaram depois de uns bons tabefes recebidos!
C1: Obra-prima mundial!
C2: Universal, meu caro companheiro!
C1: Pode-me agarrar? Isto é tanta beleza que mal me aguento em pé...
C2: Com certeza, estamos aqui uns para os outros...Olhe, a porta da sala vai abrir-se. Vai-se iniciar a sessão do Costa.
C1: Leve-me até lá, com cuidado. Como se chama o filme, mesmo?
C2: Qual?
C1: O do Pedro
C2: E isso interessa?
C1: Pois, tem razão. Muito obrigado. Ah, leve-me só mais um bocadinho até ao assento. Só mais um bocadinho...ah...agora sim. Obrigado. Magia da tela.
C2: É só emoções fortes. E temos Jean Luc novo, também!
C1: (Caindo do banco, falando com a cara no chão): Está a ser mauzinho! Não vê que estou a sofrer?
C2: É uma monumentalidade espantosissima. Vou ver para a semana que vem.
C1: Um dos maiores contributos para a história do cinema dos últimos 20 anos. Espero vê-lo dentro de um mês.
C2: ah...Les Choses. Les secrets. C'est la fin de la histoire. Marseille-2 Nimes-1. Auschwitz#3. Les filles. Ahhh...
C1 (ainda com a cara no chão): J t´aime!