sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Listas (iii)

A minha. Mais ou menos isto, sem ordem:

- Road to Nowhere, Hellman
- Tree of Life, Malick
- Film Socialism, Godard
- Tio Boonmee, Apichas
- Aurora,Puiu
- E o Tempo Passa, Alberto “o cinema acabou” Seixas Santos
- Restless, Van Sant
- Offside, Panahi (não vi aquele que não era um filme)
- Hereafter, Eastwood
- Merde, Carax
- Meek’s Cutoff, Reichardt

Uma merda de lista. Senão vejamos: Carax (um filme de 2008!), Panahi (um filme de 2006!!), Apichas (o cineasta da moda), Puiu (o cinema romeno estava na moda antes do Apichas - ainda que o Puiu e o Porumboiu sejam verdadeiramente do caralho), Godard (com um filme que vi apenas uma vez e que simplesmente me impressionou), Reichardt (até tenho alguma vergonha, mas gosto dos filmes dela).

Depois, vá lá, há três grandes filmes americanos: Van Sant, Malick e Hellman (gajos que filmam há 25, 40 e 50 anos, respectivamente).

Sobram os dois que mais me apetecem destacar por terem sido chutados para canto (não sei se fizeram os melhores filmes): Eastwood e Seixas Santos. Seixas Santos nem foi chutado para canto - enfiaram o filme num cofre e afundaram-no algures no Pacífico, fazendo com que nem toda a gente acredite que ele tenha verdadeiramente existido. Seixas, a filmar há 35 anos (15 anos antes do cinema ter acabado, 20 anos depois), fez um filme pós-apocaliptico, mas silencioso e se quiser ter uma obra "redonda" não faz mais filme nenhum.

Eastwood, cineasta com os colhões sempre no sítio. Tentando resumir: justeza na maneira de filmar sentimentos de frente (sempre). Também sempre a distância certa; vide travelling atrás final, aliás, mais um plano final maravilhoso como já nos habitou há muito. Pró Ano Há Mais.

2 comentários:

x disse...

Não somos lá muito originais, pois não? Tira-se o texticulo a armar ao engraçado do contra e fica a lista politicamente correcta expectável, com o Tio Boome e tudo, ai que se ficava de fora ainda pensavam que eu não percebi ou -pior - não vi! Ah!, mas é mais fácil fazer pose do que pensar verdadeiramente pela própria cabeça.

Daniel Pereira disse...

Aquilo que queria escrever está aí. Se quiseres discutir a minha falta de originalidade, a minha expectável lista e a minha pose, envia-me um email.