segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Listas (ii)

A do ípsilon, claro. Encabeçada por esse filme que, segundo o não-editor, é "uma oportunidade para crescermos enquanto espectadores", que "nos oferece um espaço de reconhecimento", que, infelizmente, só não "conjuga a crítica e o público". Ainda assim, o vencedor é José Gil: "Canijo tem o ritmo do cinema de hoje".

Menos do que a lista em si, é intrigante atentar a alguns comentários de balanço, que parecem prometer um número 1 para 2012: o inevitável filme do Tocha - que apesar das salas cheias no Doc ninguém viu (presunção minha, claro). Parece então que o filme está programado para um ciclo do MOMA, o que vem legitimar a coroação, ainda sem oferecer pensamento sobre o filme. Mas repare-se na evidência da necessidade dessa legitimação; aquele "pois é" do não-editor (na legenda da fotografia de Tocha), contente por "É na Terra, Não é na Lua" estar ao lado de filmes de Akerman e outros big shots de que agora não me lembro. Aquele "pois é", tenho a convicção, está abaixo dos escritos do Mourinha. Esperemos pela estreia, esperemos pelos textos, esperançosamente com menos adjectivos do que aquele que já tivemos do Augusto Seabra uma semana antes do início do Doclisboa. Augusto Seabra, programador do Doc, apresentador da sessão do filme do Tocha no Doc... Em círculo, até ao próximo ano.

1 comentário:

Unknown disse...

Esse espírito natalício está em grande! Chega-lhes, como diz um amigo meu.

(pensei que só eu embirrava com o Vasco Câmara)