03.12.2025 (II).

FILMES AVULSO (RE) VISTOS POR AÍ


The Long, Hot Summer (1958). Martin Ritt

Filme: 4/5 (Ao fim de algum tempo começámos a questionar quando é que iria aparecer a cena em que o Orson Welles implica com os seus netos pirralhos. Depois de acabado o filme, e sem que nada de semelhante acontecesse, pesquisámos a descobrimos que estávamos a confundir com a pancadaria verbal que o Burl Ives dá nos seus netinhos no filme gémeo de The Long, Hot Summer, também ele de 1958: Cat on a Hot Tin Roof. Lee Remick= duas caixas de pastéis de Tentúgal.)


Le syndrome de l'été sans film (2023). Kaveh Daneshmand

Filme: 3/5


A Walk on the Moon (1999). Tony Goldwyn

Filme: 2/5 (Um filme com a divindade Diane Lane (daí a nota "a ver") e uma série de frames á sua volta.)


Meatballs 4 (1992). Bob Logan

Filme: 0/5 (Plot twist: não vimos nenhum dos três anteriores. Mas a nota correta não é 0,00000000 em 5. Não, a pontuação correta, e apenas devida á presença do saudoso Jack Nance e de algumas participações femininas que confirmam que os anos 90 do século XX- talvez a par da década de sessenta do século XV em território europeu, mormente e nomeada em Florença- são o período áureo da beleza da Mulher na história do planeta, escrevíamos, a classificação acertada para Meatballs 4 é 0,00000001 em 5.)


Future Hunters (1988). Cirio H. Santiago

Filme: 0/5 (Péssimo cinema feito com muita dedicação, amor e modéstia. Para ver em dose dupla- como a primeira parte, de aquecer os motores- com o Cyborg do mesmo ano. Para logo a seguir ter de se ir ler um pouco de Faulkner e dormir muito bem para se recuperar os 23% de massa crítica perdida.)


Sheng xia guang nian (2006). Leste Chen

Filme: 2/5 (Episódio 6789 á escala mundial do "Verão que mudará as nossas vidas". Desta vez a paragem será em Taiwan. Um trio adolescente amoroso que se dispõe assim: o menino gosta da menina que por sua vez gosta de outro menino que em contrapartida gosta é do primeiro menino. E ao escrevermos esta rambóia de libertinagem e desrespeito pelos mais acertados códigos de conduta sociais no que concerne ás relações namoradeiras entre homens e mulheres, questionamos: isso demora muito, senhor Xi Jinping?)


Private Benjamin (1980). Howard Zieff

Filme: 1/5


Breakdown (1997). Jonathan Mostow

Filme: 4/5 (Como se tivessem contratado o David Lynch para realizar um genérico filme de ação, sem demasiadas (ou mesmo nenhumas) idiossincrasias e floreados estilísticos: os EUA redneck, "acolhedor" e familiar como albergue de psicopatas e oportunistas disfarçados. E se as suas vítimas forem "civilizados democratas" yankees perdidos na vastidão dos espaços rodoviários sulistas, mais atual ainda se torna a narrativa, com o descarado divisionismo e latente ressentimento a perpassar pelo país- e pelo filme. Quanto a este propriamente dito, é um notável exemplo de tensão e incerteza muscular até ao último terço, onde aí obrigações de entretenimento têm de direcionar a trama para uma óbvia conclusão.)


The Hot Spot (1990). Dennis Hopper

Filme: 4/5 (A Jennifer Connelly em topless: um dos momentos altos deste belo neo-noir de inícios de noventas. E o Dennis Hopper foi sempre um realizador a ter em conta, sobretudo após o Easy Rider, o seu primeiro, mais célebre e pior filme.)


Laura, les ombres de l'été (1979). David Hamilton

Filme: 3/5 (Para darmos nota 3 é porque gostámos do filme, embora a memória salubre já não nos permita especificar bem porquê. Certamente que terá sido por questões estético-artísticas que conseguem ultrapassar as recordações (essas sim, bem vivas) dos abundantes planos de corpos nus, virginais e eroticamente proporcionais das suas jovens meninas, sobretudo da sua belíssima protagonista, a Dawn Dunlap.)


Zhil-byl Kozyavin (1966). Andrey Khrzhanovskiy

Filme: 5/5 (Animação Soviética/De Leste Europeu #2. A animação soviética no seu mais glorioso construtivismo, ribombando esteticamente nos campos do absurdo e da imaginação mais nonsense. Um filme de 1966 onde se leva ao cúmulo do irracional a tendência seguidista- e sem questionamento permanente- das ordens "superiores". Faz lembrar algo, faz. À atenção dos programadores do Avante 2026: para passar antes do discurso final do senhor Secretário-Geral do Partido.)


The Barnyard Battle (1929). Ub Iwerks

Filme: 3/5 (Disney Shorts #2.)

Comentários

Mensagens populares