CRITERION (1-30)
La grande illusion (1937). Jean Renoir
Filme: 4/5 (Criterion #1)
Schichinin no samurai (1954). Akira Kurosawa
Filme: 5/5 (Criterion #2)
The Lady Vanishes (1938). Alfred Hitchcock
Filme: 4/5 (Criterion #3)
Amarcord (1973). Federico Fellini
Filme: 5/5 (Criterion #4)
Les quatre cents coups (1959). François Truffaut
Filme: 5/5 (Criterion #5)
La Belle et la Bête (1946). Jean Cocteau
Filme: 5/5 (Criterion #6)
A Night to Remember (1958). Roy Ward Baker
Filme: 3/5 (Criterion #7)
Dip huet seung hung (1989). John Woo
Filme: 3/5 (Criterion #8)
Lat sau san taam (1992). John Woo
Filme: 4/5 (Criterion #9)
Walkabout (1971). Nicolas Roeg
Filme: 2/5 (Criterion #10)
Det sjunde inseglet (1957). Ingmar Bergman
Filme: 4/5 (Criterion #11)
This Is Spinal Tap (1984). Rob Reiner
Filme: 1/5 (Criterion #12)
The Silence of the Lambs (1991). Jonathan Demme
Filme: 5/5 (Criterion #13)
Miyamoto Musashi (1954). Hiroshi Inagaki
Filme: 4/5 (Criterion #14)
Zoku Miyamoto Musashi: Ichijôji no kettô (1955). Hiroshi Inagaki
Filme: 3/5 (Criterion #15)
Miyamoto Musashi kanketsuhen. kettô Ganryûjima (1956). Hiroshi Inagaki
Filme: 2/5 (Criterion #16)
Salò o le 120 giornate di Sodoma (1975). Pier Paolo Pasolini
Filme: 5/5 (Criterion #17)
The Naked Kiss (1964). Samuel Fuller
Filme: 4/5 (Criterion #18)
Shock Corridor (1963). Samuel Fuller
Filme: 4/5 (Criterion #19)
Sid and Nancy (1986). Alex Cox
Filme: 1/5 (Criterion #20)
Dead Ringers (1988). David Cronenberg
Filme: 4/5 (Criterion #21)
Summertime (1955). David Lean
Filme: 5/5 (Criterion #22)
RoboCop (1987). Paul Verhoeven
Filme: 5/5 (Criterion #23)
Tengoku to jigoku (1963). Akira Kurosawa
Filme: 5/5 (Criterion #24)
Alphaville (1965). Jean-Luc Godard
Filme: 4/5 (Criterion #25)
The Long Good Friday (1980). John Mackenzie
Filme: 3/5 (Criterion #26)
Flesh for Frankenstein (1973). Paul Morrissey & Antonio Margheriti
Filme: 3/5 (Criterion #27)
Blood for Dracula (1974). Paul Morrissey
Filme: 4/5 (Criterion #28)
Picnic at Hanging Rock (1975). Peter Weir
Filme: 5/5 (Criterion #29)
M- Eine Stadt sucht einen Morder (1931). Fritz Lang
Filme: 5/5 (Criterion #30)
100 MELHORES FILM NOIR DE SEMPRE PARA A PASTE MAGAZINE (100-91)
Angel Heart (1987). Alan Parker
Filme: 2/5 (100 melhores Film Noir de todos os tempos para a Paste Magazine. #100.)
Hard Eight (1996). Paul Thomas Anderson
Filme: 4/5 (100 melhores Film Noir de todos os tempos para a Paste Magazine. #99.)
A Simple Plan (1998). Sam Raimi
Filme: 4/5 (100 melhores Film Noir de todos os tempos para a Paste Magazine. #98.)
Croupier (1998). Mike Hodges
Filme: 2/5 (100 melhores Film Noir de todos os tempos para a Paste Magazine. #97.)
After Dark, My Sweet (1990). James Foley
Filme: 2/5 (100 melhores Film Noir de todos os tempos para a Paste Magazine. #96.)
Angel Face (1952). Otto Preminger
Filme: 4/5 (100 melhores Film Noir de todos os tempos para a Paste Magazine. #95.)
The Grifters (1990). Stephen Frears
Filme: 4/5 (100 melhores Film Noir de todos os tempos para a Paste Magazine. #94.)
The Naked City (1948). Jules Dassin
Filme: 4/5 (100 melhores Film Noir de todos os tempos para a Paste Magazine. #93.)
State of Grace (1990). Phil Joanou
Filme: 4/5 (100 melhores Film Noir de todos os tempos para a Paste Magazine. #92.)
Devil in a Blue Dress (1995). Carl Franklin
Filme: 2/5 (100 melhores Film Noir de todos os tempos para a Paste Magazine. #91.)
TENTATIVA FALHADA DE UMA INTEGRAL JOHN FORD
Filme: 4/5 (Tentativa de fazer uma integral John Ford, por ordem cronológica, e tendo como fonte a Wikipedia.)
Bucking Broadway (1917). John Ford
Filme: 3/5 (Tentativa de fazer uma integral John Ford, por ordem cronológica, e tendo como fonte a Wikipedia.)
Hell Bent (1918). John Ford
Filme: 3/5 (Tentativa de fazer uma integral John Ford, por ordem cronológica, e tendo como fonte a Wikipedia.)
Just Pals (1920). John Ford
Filme: 5/5 (Tentativa de fazer uma integral John Ford, por ordem cronológica, e tendo como fonte a Wikipedia.)
The Iron Horse (1924). John Ford
Filme: 4/5 (Tentativa de fazer uma integral John Ford, por ordem cronológica, e tendo como fonte a Wikipedia.)
Lightnin' (1925). John Ford
Filme: 5/5 (Tentativa de fazer uma integral John Ford, por ordem cronológica, e tendo como fonte a Wikipedia.)
Kentucky Pride (1925). John Ford
Filme: 4/5 (Tentativa de fazer uma integral John Ford, por ordem cronológica, e tendo como fonte a Wikipedia.)
The Shamrock Handicap (1926). John Ford
Filme: 4/5 (Tentativa de fazer uma integral John Ford, por ordem cronológica, e tendo como fonte a Wikipedia.)
FRAMING PLEASURES
Aomi Muyock (25a). A Aomi é tão bonita que nem a perda de alguns dentes num acidente de viação pouco tempo antes da estreia de Love em Cannes conseguiu negar-lhe o poder de atração e sedução. Love (2015). Gaspar Noé
Filme: 4/5 (Framing Pleasures #1)
Emmanuelle Béart (30a). A perfeita junção de beleza angelical, notável corpo curvilíneo e provocante erotismo indumentário a infiltrar-se na banalidade do quotidiano doméstico. Aquele helicóptero seria uma boa adição para a minha coleção de brinquedos. L'enfer (1994). Claude Chabrol
Filme: 4/5 (Framing Pleasures #2)
Thora Birch (12a). Não deixa de ser irónico que neste filme a Thora seja uma menina de doze anos que tem uma ânsia tão grande de ter maminhas de mulher adulta que até vai ao ponto de colocar dois limões no peito como fingimento de seios. Irónico porque não seria preciso esperar muitos anos para ela desenvolver dos maiores e mais belos peitos da segunda metade dos anos noventa no cinema norte-americano. Now and Then (1995). Lesli Linka Glatter
Filme: 2/5 (Framing Pleasures #3)
Jane Seymour (28a). Beleza para estar encerrada num castelo medieval. Servida com todas as mordomias e luxos, evidentemente. Somewhere in Time (1980). Jeannot Szwarc
Filme: 3/5 (Framing Pleasures #4)
Valerie Chow (23a). Para o Kar-Wai de meados de 90's, qualquer objeto poderia libertar-se da sua original, utilitária e mundana função e tornar-se um elemento lúdico, contraditório e erótico. Por isso, em vez de um avião de brincari, poderia muito bem ter sido um agrafador a estar em cima da bela epiderme da Valerie. Chung Hing sam lam/Chungking Express (1994). Wong Kar-Wai
Filme: 5/5 (Framing Pleasures #5)
Ivana Karbanová (21a). Pare de fazer beicinho. Já lhe demos um beijinho em cada ombro. Não lhe chega? Sedmikrásky (1966). Vera Chytilová
Filme: 5/5 (Framing Pleasures #6)
Emily Alyn Lind (17a). O crescimento dos seios da Emily é o único melhoramento de The Babysitter: Killer Queen em relação ao filme original. The Babysitter: Killer Queen (2020). McG
Filme: 0/5 (Framing Pleasures #7)
Valérie Kaprisky (21a). Entre 1983 e 1985, a dificuldade estaria na escolha de um entre os vários framing pleasures que a Valérie ofereceu ao mundo nas salas do cinema. La femme publique (1984). Andrzej Zulawski
Filme: 0/5 (Framing Pleasures #8)
Valérie Kaprisky (21a). Seria uma grande ofensa a Deus se uma menina abençoada com tais atributos fisionómicos não os colocasse ao dispor do campo de visão de um ser humano apreciador de variados tipos de perfeições estéticas. Quanto a colocar ao dispor das propriedades táteis de outras pessoas, já defendemos a absoluta prerrogativa da explícita vontade, do manifesto desejo e do mais claro consentimento por parte da Valérie. L'année des méduses (1984). Christopher Frank
Filme: 3/5 (Framing Pleasures #9)
Vanessa Paradis (16a). Um anjo na Terra. Noce Blanche (1989). Jean-Claude Brisseau
Filme: 5/5 (Framing Pleasures #10)
Virginia Madsen (28a). Beleza eternamente clássica. The Hot Spot (1990). Dennis Hopper
Filme: 4/5 (Framing Pleasures #11)
Diane Lane (17a). Um plano bastante surreal: Diane, na eternizada glória dos seus dezassete aninhos, em lingerie e numa posição incitadora de lúbricas vontades, consegue captar apenas a atenção de Matt Dillon por entre uma série de outros homens. Rumble Fish (1983). Francis Ford Coppola
Filme: 4/5 (Framing Pleasures #12)
Zhao Tao (32a). Já nem nos lembramos de 98% do filme, mas da caminhada da Zhao á chuva, apenas revestida com uma fina camisa branca na parte superior do corpo,...lembramo-nos muito bem. Hai shang chuan qi/I Wish I Knew (2010). Jia Zhangke
Filme: 2/5 (Framing Pleasures #13)
Evelyn Claire (24a). Anda um pai a criar uma filha com todo o amor e carinho para ela, mal chega a idade adulta, lhe agradecer toda essa atenção através da ida para os ínvios caminhos do "entretenimento adulto". É esta a paga. Pleasure (2021). Ninja Thyberg
Filme: 3/5 (Framing Pleasures #14)
Veronika Lake (23a). Se estamos no universo do noir, se estamos em 1946, se estamos na presença de uma diáfana beleza feminina como a da Veronika, e se essa beleza é apresentada num filme através de uma fotografia, a imaginação masculina- e até a nossa- começa a funcionar, projetando uma aura de ambiguidade, sedução e misterioso erotismo no espaço físico de uma fotografia; isso, isso, objetificando-a. Eventualmente, a Veronika surge no filme corporalmente materializada e começa a falar. Eis o que o Raymond Chandler, argumentista de The Blue Dahlia, escreveu sobre esse pecado: "Os únicos momentos onde ela esteve bem foram aqueles onde estava calada e tentava-se mostrar misteriosa. A partir do momento em que ela comporta-se como se tentasse provar que tem um cérebro...foi um desastre. As cenas que nós tivemos de cortar porque ela as estragou! E ainda há aqueles horríveis grandes planos dela aparentemente perturbada que me fazem querer vomitar o almoço por cima do muro". Acrescentamos que, galantemente, defenderíamos a Veronika de todos estes ataques soezes dos Chandlers da vida. Conquanto, e acrescentando, "nada é grátes nesta vida, querida". A lamber os beiços....The Blue Dahlia (1946). George Marshall
Filme: 4/5 (Framing Pleasures #15)
Barbara Stanwyck (40a). O Anatole Litvak (um dos pastelões do cinema clássico de Hollywood) conseguiu o impossível: tornar quase irritante a presença de uma excecional atriz como a Barbara, instigando-lhe uns sopros de caricatura e histerismo nada recomendáveis. Felizmente, o VLC tem a particularidade de fazer um motion caption de um frame no filme, e a imagem congelada da Babs estava, esteve, e estará sempre imune ás "mãos pesadas" de triviais realizadores. Sorry, Wrong Number (1948). Anatole Litvak
Filme: 2/5 (Framing Pleasures #16)
Claudia Gerini (40a). Voluptuosidade mediterrânica. Efeitos da Claudia a entrar num laboratório onde cientistas fazem experimentações nucleares: súbita amnésia dos hómes e incremento da paz mundial. Tulpa - Perdizioni mortali (2012). Federico Zampaglione
Filme: 2/5 (Framing Pleasures #17)
Bulle Ogier (36a). Belle Toujours. Vraiment. Duelle (1976). Jacques Rivette
Filme: 5/5 (Framing Pleasures #18)
Rochelle Hudson (17a). Tal como existem aquelas fotos espalhadas pela Internet que provam que Vladimir Putin é imortal e já por aqui andava na altura da V Cruzada no século XIII, também Ana Paulo Osório é uma lindíssima mulher cujo nascimento resta um mistério, com alguns estudiosos a aventarem a hipótese de ter ocorrido pouco depois do Big Bang e outros, mais prudentes, a nomearem uma gruta na Tanzânia há trinta e cinco milhões de ano como um dos locais e espaços temporais mais prováveis da Ana ter vindo ao mundo. Ao longo dos tempos teve vários nomes, sendo um deles Rochelle Hudson; mais tarde mudaria para Elizabeth McGovern. Imitation of Life (1934). John M. Stahl
Filme: 5/5 (Framing Pleasures #19)
Aiste Dirziute (23a) & Julija Steponaityte (21a). Martin Luther King teve um sonho que poderia (poderá?) mudar o mundo como o conhecemos. Napalm tem um sonho mais prosaico: que as praias do nosso lindo Portugali estejam livres de desgovernados cães, de casais desgastados atrelados a lancheiras, de pescadores ilegais, de mulherio histérico, e dos berros e choros infernais dos bebezinhos. Em contrapartida, que de dez em dez metros esteja, no areal, um casalinho feminino silencioso, cúmplice e belo, mas sem descair nos pantanosos aposentos da vulgaridade. Assim como o par formado pelas donairosas Aiste e Julija. Estaríamos em permanente fiscalização de distâncias e procedimentos. Sangailes vasara (2015). Alante Kavaite
Filme: 2/5 (Framing Pleasures #20)
FILMES AVULSO (RE) VISTOS POR AÍ
Breakdown (1997). Jonathan Mostow
Filme: 4/5
Bombshell (1933). Victor Fleming
Filme: 4/5
The Hot Spot (1990). Dennis Hopper
Filme: 4/5
Laura, les ombres de l'été (1979). David Hamilton
Filme: 3/5
Crimes of Passion (1984). Ken Russell
Filme: 3/5
Naniwa erejî (1936). Kenji Mizoguchi
Filme: 5/5
The Fog of War (2003). Errol Morris
Filme: 3/5
On the Bowery (1956). Lionel Rogosin
Filme: 4/5
Sandy Claws (1954). Friz Freleng
Filme: 3/5
Zamilované maso (1989). Jan Svankmajer
Filme: 3/5
16 Days of Glory (1985). Bud Greenspan
Filme: 5/5
Judge Dredd (1995). Danny Cannon
Filme: 1/5
Microwave Massacre (1979). Wayne Berwick
Filme: 4/5
Hôtel des Amériques (1981). André Téchiné
Filme: 2/5
Hell on Frisco Bay (1955). Frank Tuttle
Filme: 3/5
Lady Macbeth (2016). William Oldroyd
Filme: 3/5
Passion (2012). Brian De Palma
Filme: 4/5
The Big Knife (1955). Robert Aldrich
Filme: 4/5
My Best Friend's Exorcism (2022). Damon Thomas
Filme: 1/5
Guided Muscle (1955). Chuck Jones
Filme: 4/5
Time Piece (1965). Jim Henson
Filme: 3/5
Villain (1971). Michael Tuchner
Filme: 4/5
IMAGENS, FRAGMENTOS
Imagens, Fragmentos #1. The Dark Tower (1999).
Imagens, Fragmentos #2. The Fugitive (1947). DP: Gabriel Figueroa
Imagens, Fragmentos #3. Fort Apache (1948). DP: Archie Stout
Imagens, Fragmentos #4. Chronique d'un été (1960). DP: Michel Brault, Raoul Coutard, Roger Morillière & Jean-Jacques Tarbès
Imagens, Fragmentos #5. Playtime (1967). DP: Jean Badal & Andréas Winding
Imagens, Fragmentos #6. I Soliti Ignoti (1958). DP: Gianni di Venanzo
Imagens, Fragmentos #7. 3 Godfathers (1948). DP: Winton Hoch
Imagens, Fragmentos #8. My Man Godfrey (1936). DP: Ted Tetzlaff
Imagens, Fragmentos #11. White Heat (1949). DP: Sidney Hickox
COMIDA NO CINEMA
Comida no Cinema #1. Hrútar (2015). Grímur Hákonarson
Filme: 4/5
Comida no Cinema #2. Journey Into Fear (1943). Norman Foster & Orson Welles
Filme: 3/5
TABACO NO CINEMA
Tabaco no Cinema #1. My Best Friend's Exorcism (2022). Damon Thomas
Filme: 1/5
Tabaco no Cinema #2. One False Move (1992). Carl Franklin
Filme: 4/5
Tinto no Cinema #1. After Midnight (2019). Jeremy Gardner & Christian Stella
Filme: 2/5
Tinto no Cinema #2. Shoot Out (1971). Henry Hathaway
Filme: 4/5
Tinto no Cinema #3. Swimming Pool (2003). François Ozon
Filme: 4/5
Tinto no Cinema #5. Cobra Kai: Season 04, Episode 02 (2021). Jon Hurwitz & Hayden Schlossberg
Filme: 4/5
CLIPES MUSICALES
Alizée. O título de uma sua outra canção, Moi...Lolita, assenta-lhe definitivamente muito bem. Gourmandises (2001). Nicolas Hidiroglou
Filme: 4/5
Jojo Siwa. Cruzamento bastardo entre o Gregg Araki de Mysterious Skin, uma versão pré-adolescente de ...Baby One More Time, um sonho molhado de um gerente da Hussel, e uma sessão de casting de um filme do Max Hardcore. Kid in a Candy Store (2017). Christophe Peno
Filme: 5/5
Iggy Azalea. Fancy (2014). Director X.
Filme: 4/5 (Se eu fosse diretor de um campo de tortura, um dos estratagemas que usaria para reduzir a cinzas o cérebro de um brilhante cientista, estratega militar ou programador eletrónico do inimigo seria o de o encerrar numa sala com este videoclip a ser projetado numa tela gigante em loop durante uns brutais....trinta e oito minutos. Ao fim de trinta segundos esquecer-se-ia do prazer estético de observar as perninhas da Iggy e da Charli XCX, e mal estariam passados dois minutos e só conseguiria balbuciar palavras incongruentes e debitar baba da boca. Claro que isto seria um recurso utilizado se ele se recusasse a colaborar connosco, defensores da liberdade e do bem-estar económico. Se nos ajudasse a demolir o seu país de origem e seus autocráticos aliados, não só lhe pagaríamos generoso ordenado mensal (mais bónus anual), como todos os dias ele teria direito a um cornetto de morango + sexo oral em simultâneo da Iggy e da Charli.)
Miki Berenyi & Emma Anderson. Nothing Natural (1991).
Filme: 4/5 (E quando as bandas "indie" norte-americanas e inglesas nos finais de oitentas e inícios de noventas, por pura pressão e ganância dos produtores e dos chefões maus das majores, tinham de se submeter ao achincalho visual dos videoclips, para assim obterem uma maior projeção nos media? Tempos duros, de enormes sacrifícios, com munto artista a não conseguir dormir de noite perante a honra perdida. Com um atraso de mais de trinta anos, as nossas cordiais simpatias e solidariedades. Ah sim, as/os Lush são uma das melhores bandas dos anos 90.)
FILM POSTERS