quarta-feira, 24 de setembro de 2014

50 cineastas melhores do que o Brian De Palma

Em primeiro lugar, um abraço ao Bruno e ao Palhares - prometo que vos deixo darem-me um murro na próxima vez que me virem.

Surge esta listagem após um desafio lançado pelo Napalm, há uns quantos meses, entretanto esquecido e relembrado aqui há dias, aquando dumas cervejas no Estádio, cujo televisor exibia o "Mission: Impossible". As regras são: apenas realizadores americanos; longas-metragens de 1968, data da primeira longa do De Palma, ou posteriores.

O desafio só não é uma cagada porque o senhor fez essa maravilha chamada "Mission to Mars" e porque há momentos bem conhecidos no filme de 1996 também não muito maus (e porque o gajo não começou em 1967). E quando o meu pai decidiu comprar um leitor VHS no Natal de 1996, alguns anos depois do outro ter avariado, o meu irmão alugou o "Mission: Impossible", que vimos três vezes antes de devolver, pelo que me merece um carinho especial.

Ora, então, os primeiros 40. Os restantes 10 surgirão aos poucos, com a vossa ajuda, sim, car@ leit@r, pode ajudar-me a dar cabo do Napalm, se assim desejar. Ele depois fará posts, fazendo pouco das minhas (e das suas) escolhas, principalmente da filha do Coppola, da mesma forma peculiar com que ele pega no DVD do "Lost in Translation", quando cá vem a casa. Ele diz que posso usar a caução "João Bénard da Costa", que vale pontos, mas não usarei esse truque.

Sem qualquer ordem:

Spike Lee, Gus Van Sant, Quentin Tarantino, Clint Eastwood, Michael Cimino, James Gray, Bob Rafelson, Tim Burton, Terrence Malick, Peter Bogdanovich, Sylvester Stallone, Michael Mann, John G. Avildsen, Alan J. Pakula, John Carpenter, Abel Ferrara, Jim Jarmusch, John Sayles, David Lynch, John McTiernan, Paul Thomas Anderson, Sofia Coppola, Todd Field, Frank Darabont, Hal Ashby, James Benning, John Milus, James Cameron, Katheryn Bigelow, Thom Andersen, Jay Rosenblatt, Kenneth Lonergan, James William Guercio, Milton Moses Ginsberg, David Fincher, Paul Newman, Charles Burnett, Kelly Reichardt, Barbara Loden, Lee Anne Schmitt.

Para finalizar, deixo-vos uma fotografia do prato de sopa que um dia destes comi: