quinta-feira, 27 de junho de 2024

Euro 2024 (Dia 13).

Data: 30 de Novembro de 1872. Localização: West of Scotland Cricket Ground, Glasgow, Escócia. Assistência: 3000 espetadores. Árbitro: Willy Keay, da Escócia. O quê: Escócia-Inglaterra, primeiro jogo entre seleções nacionais na história do futebol. Resultado: 0-0. Data: 26 de Junho de 2024. Localização: Mercedes-Benz Arena, Estugarda, Alemanha. Assistência: 55 mil espetadores. Árbitro: Anthony Taylor, da Inglaterra. O quê: Ucrânia-Bélgica, jogo da 3º jornada do Grupo E do Campeonato Europeu de Futebol 2024. Resultado: 0-0. Seria fastidioso e inútil, neste exato momento, alavancar todos- ou mesmo só 3%- os progressos que a Humanidade conseguiu, nas mais diversificadas áreas, entre esse 30 de Novembro de 1872 e o dia 26 de Junho do ano corrente. Diremos que apesar das revoluções proletárias, do Baumbach e do peixe cozido sem sal, estamos hoje munto melhor do que há cento e cinquenta e dois anos (pelo menos eu e Portugal estamos.). Mas apesar de todas estas conquistas a pulso, de toda a distribuição massiva da eletricidade e da água canalizada, do congelamento das carnes e dos Lumière, da expansão dos pioneiros amaricanos para oeste e dos decotes que a Scarlett Johansson (💓) e a Thora Birch (💓) usaram na premiere do Ghost World, apesar de tudo isso e munto mais, ainda se mantem a escandalosa ineficiência de homens graúdos não conseguirem, durante mais de cem minutos, enfiarem uma bola dentro de uma baliza de 7,32 metros de largura e 2,44 metros de altura. Não admira que os norte-americanos gozem com o soccer e com os empates- ainda mais a zero- que este providencia. Conselho: cada jogo deve começar 1-0 para a equipa com menor valor de mercado segundo o Transfermarkt. Se a equipa mais forte empatar, fica reduzida a dez jogadores. Temos a certeza de que a ocorrência de empates será muito menor. E não esquecer o grandioso baile promovido pelo Nicolau II, antes da barbárie.


Se uma pessoa quiser manter os mínimos de sanidade mental, é bastante prudente não ler os critérios de desempate entre seleções com o mesmo número de pontos numa fase de grupos. Sobretudo num grupo onde todas as quatro seleções terminam com o mesmo númaro de pontos. Roménia-1 Eslováquia-1.


Época escolar 1993/1994. Torneio de futebol inter-turmas. 9ºA vs 9ºD. O 9ºA já estava apurado para os quartos-de-final. Nos três jogos anteriores do seu grupo, contava com três vitórias, 142 golos marcados e 3 sofridos. Além disso, era a turma sexualmente mais desejada pelas meninas. O 9ºD precisava de ganhar para também se qualificar. Era uma turma modesta, embora não horrível. No meio da mediania generalizada, um craque, o Luís dos óculos, que com o seu pé esquerdo podia fazer miséria a qualquer minuto. O 9ºA, já descansado da vida e tremendamente confiante da sua muito maior qualidade, deixa os seus três melhores jogadores no banco, onde se preocupam mais em cortejar as colegas de escola, sobretudo a lindíssima Marisa dos Sedosos e Encaracolados Cabelos Louros. Logo no início, 1-0 para o 9ºA. Tédio generalizado, bocejos, "no antigamente as turmas davam mais luta". Contudo, algo muito rapidamente mudaria. Assim, durante o período temporal que mediou entre os do banco desviarem o olhar da Marisa para a Mónica do Rabinho Jeitoso, os ogres maus do 9ºD fazem 2-1. E depois o 3-1. E sem o Luís dos Óculos estar num nível estratosférico. A contragosto, os três mágicos do banco arrastam-se para dentro do campo, mas a vontade não é muita, e além do resultado ser desfavorável a solidariedade alheia é muito forte. Os proletários a fazerem frente aos Senhores. 4-1. Ainda se reduziu para 4-2, mas estava feita história, e o 9ºD, pela primeira vez depois de 1431, passava a fase de grupos. Até as doces ninfetas foram parabenizar os valentes conquistadores. Menos a Marisa, que ficou encostada a um poste, distante e matreira, a ser seduzida pelos mesmos três marmanjos que tinham estado no banco. 


Consultar o zerozero.

Sem comentários: