Bonnie Bedelia. Die Hard (1988). John McTiernan
Filme: 5/5 (À 56ª revisão, já só prestamos atenção aos detalhes dentro dos detalhes. Como o número de vezes que o mítico Al Leong olha para o balcão dos chocolates antes de lá retirar um Crunch.)
Farrah Fawcett. The Apostle (1997). Robert Duvall
Filme: 2/5
1.Marianne Basler. 2.Sabine Timoteo. 3.Julia Hummer. Gespenster (2005). Christian Petzold
Filme: 5/5 (O povo, de megafone em punho, pede o regresso de Christian Petzold, afastado que está das artes cinematográficas há já alguns anos.)
Mary Garlington. Polyester (1981). John Waters
Filme: 4/5 (No seu livro "Branca de Neve e os 700 Anões", José Vilhena conta-nos a história de vida de uma bela adolescente que se torna prostituta e que com o passar dos anos vai arrecadando para si a mais fina clientela da Lisboa salazarista, desde empresários de alto gabarito a embaixadores carregados de prestígio, passando ainda por viscondes de linhagem centenária. Um destes clientes, respeitoso homem de família, de valores tradicionais inquestionáveis, possui uma fascinante obsessão por limpeza, banhando-se mais de três vezes ao dia, perfumando-se com os odores mais caros e exóticos vindo do estrangeiro, e mantendo sempre a sua casa na mais requintada fragrância. Um verdadeiro esteta da exalação de belos cheiros. Ora, e que vai este cliente de notáveis antepassados aristocráticos fazer a casa da nossa Branca de Neve? Exacto, é isso mesmo: vai imiscuir-se na mais absoluta imundice, tomando banhos de merda e mijo, pedindo para que lhe seja despejada em cima toda a espécie de lixeira diária, e até, pasme-se, vai cheirar, deleitado, as partes íntimas da nossa pobre princesa quando ela está naqueles dias. Terminadas as horas de imersão lasciva no mais repugnante bálsamo, lá volta ele aos banhos e perfumes de absoluto bom gosto. A nossa relação com o cinema do John Waters é a mesma que o cliente tem com as fragrâncias: é a mera atração pelos opostos, onde o valor de cada um reside no facto de ser precisamente isso, o oposto. Assim, só sendo, como nós, um verdadeiro homem de família, defensor dos consagrados valores familiares e irremovível nos nossos desejos de que cada casamento dure pelo menos 80 anos, é que se poderá ter o prazer de ver o Waters a sujar, ridicularizar e a cagar em tão maravilhosas tradições.)
1.Bulle Ogier. 2.Pascale Ogier. Le Pont du Nord (1981). Jacques Rivette
Filme: 5/5 (Ver estes filmes do Rivette dos anos 70 até ao inicio dos anos 80 é o mais próximo que já encontrámos a uma regressão infantil, aos jogos da apanhada e das escondidas. Mas é "intelectual" e o caralho que vos foda a todos. Neste Le Pont du Nord, há ainda o prazer suplementar de vermos um jornal de época no quiosque, anunciando algo com o "Solidariedade" do grandioso Lech Walesa.)
1.Setsuko Hara. 2.Kuniko Miyake. 3.Yumeji Tsukioka. Banshun (1949). Yasujio Ozu
Filme: 5/5 (Ver o rosto da Setsuko Hara a fechar-se é das cousas mais chocantes da "magia da história do cinema".)
1.Marian Marsh. 2.Tala Birell. Crime and Punishment (1935). Josef von Sternberg
Filme: 4/5
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