domingo, 21 de março de 2021

Mais 14 obras-primas.


Bonnie BedeliaDie Hard (1988). John McTiernan

Filme: 5/5 (À 56ª revisão, já só prestamos atenção aos detalhes dentro dos detalhes. Como o número de vezes que o mítico Al Leong olha para o balcão dos chocolates antes de lá retirar um Crunch.)


Farrah FawcettThe Apostle (1997). Robert Duvall

Filme: 2/5 




1.Marianne Basler2.Sabine Timoteo3.Julia HummerGespenster (2005). Christian Petzold

Filme: 5/5 (O povo, de megafone em punho, pede o regresso de Christian Petzold, afastado que está das artes cinematográficas há já alguns anos.)


Mary GarlingtonPolyester (1981). John Waters

Filme: 4/5 (No seu livro "Branca de Neve e os 700 Anões", José Vilhena conta-nos a história de vida de uma bela adolescente que se torna prostituta e que com o passar dos anos vai arrecadando para si a mais fina clientela da Lisboa salazarista, desde empresários de alto gabarito a embaixadores carregados de prestígio, passando ainda por viscondes de linhagem centenária. Um destes clientes, respeitoso homem de família, de valores tradicionais inquestionáveis, possui uma fascinante obsessão por limpeza, banhando-se mais de três vezes ao dia, perfumando-se com os odores mais caros e exóticos vindo do estrangeiro, e mantendo sempre a sua casa na mais requintada fragrância. Um verdadeiro esteta da exalação de belos cheiros. Ora, e que vai este cliente de notáveis antepassados aristocráticos fazer a casa da nossa Branca de Neve? Exacto, é isso mesmo: vai imiscuir-se na mais absoluta imundice, tomando banhos de merda e mijo, pedindo para que lhe seja despejada em cima toda a espécie de lixeira diária, e até, pasme-se, vai cheirar, deleitado, as partes íntimas da nossa pobre princesa quando ela está naqueles dias. Terminadas as horas de imersão lasciva no mais repugnante bálsamo, lá volta ele aos banhos e perfumes de absoluto bom gosto. A nossa relação com o cinema do John Waters é a mesma que o cliente tem com as fragrâncias: é a mera atração pelos opostos, onde o valor de cada um reside no facto de ser precisamente isso, o oposto. Assim, só sendo, como nós, um verdadeiro homem de família, defensor dos consagrados valores familiares e irremovível nos nossos desejos de que cada casamento dure pelo menos 80 anos, é que se poderá ter o prazer de ver o Waters a sujar, ridicularizar e a cagar em tão maravilhosas tradições.)



1.Bulle Ogier. 2.Pascale Ogier.  Le Pont du Nord (1981). Jacques Rivette

Filme: 5/5 (Ver estes filmes do Rivette dos anos 70 até ao inicio dos anos 80 é o mais próximo que já encontrámos a uma regressão infantil, aos  jogos da apanhada e das escondidas. Mas é "intelectual" e o caralho que vos foda a todos. Neste Le Pont du Nord, há ainda o prazer suplementar de vermos um jornal de época no quiosque, anunciando algo com o "Solidariedade" do grandioso Lech Walesa.)




1.Setsuko Hara2.Kuniko Miyake3.Yumeji TsukiokaBanshun (1949). Yasujio Ozu

Filme: 5/5 (Ver o rosto da Setsuko Hara a fechar-se é das cousas mais chocantes da "magia da história do cinema".)



1.Marian Marsh2.Tala BirellCrime and Punishment (1935). Josef von Sternberg

Filme: 4/5


Alexandra LeiteMeia Noite (1989). Vitor Gonçalves

Filme: 3/5 (Péssimo som. Imagem muito má. Elevado prazer visual.)

Sem comentários: