domingo, 7 de fevereiro de 2021

Mais 23 obras-primas.


Elizabeth JenkinsA Diary for Timothy (1945). Humphrey Jennings

Filme: 5/5 (O Jennings, um homem que quase nos faz desejar que a seleção inglesa de futebol não perca todos os jogos por 15-0.)




1,Deborah Goodrich2.Deborah Foreman3.Amy SteelApril Fool's Day (1986). Fred Walton

Filme: 1/5 ("Regressivo" e "anti-progressista" cinema "de terror" dos anos 80: uma vénia.)






1.Leitoras assíduas do "L'Humanité". 2.Leituras assíduas do "Pravda". 3.Zoey Deutch. 4.Julianne Hough5.Aubrey PlazaDirty Grandpa (2016). Dan Mazer

Filme: 0/5 (Bob De Niro como grandpa, parte 1. Nada a registar, excepto que desconfiamos que são filmes como este que quase justificam a existência de grupos radicais islâmicos e os seus desejos de rebentarem com o Ocidente.)



1.Laura Marano2.Uma ThurmanThe War with Grandpa (2020). Tim Hill

Filme: 2/5 (Bob De Niro como grandpa, parte 2. Imbecilidade escrita por cavalos marinhos, mas com genuínos momentos de risada. E com o Christopher Walken.)


Ann ToddTime Without Pity (1957). Joseph Losey

Filme: 4/5  (O Dr. André Ventura já por mais do que uma ocasião manifestou a sua repulsa pela pena de morte. Em seu lugar, pretende que seja instaurada, para casos específicos, uma muito mais suave e delicada pena de prisão perpétua, com a primeira revisão do castigo a acontecer logo ao fim de míseros vinte e cinco anos. E depois dizem que o Dr. é isto e aquilo...enfim.)



1.Yuanyuan Gao2.Sammi ChengGao hai ba zhi lian II (2012). Johnnie To

Filme: 2/5


Kim Min-hee & Isabelle HuppertLa camerá de Claire (2017). Hong Sang-soo

Filme: 5/5 (Uma pessoa sabe que está no bom caminho quando vê um filme do Hong e não sente vontade de fumar. Para os (ex) bêbados deve ser mais fodido.)







1.Michele Mercier2.Seyna Seyn3.Rosemary Dexter. 4.Virna Lisi. 5.Jolanda Modio. 6.Marisa MellCasanova '70 (1965). Mario Monicelli

Filme: 4/5 (Estaremos a cometer gravíssima injustiça, provavelmente, mas neste momento a memória abalada por prisão domiciliária só nos permite escrever isto: seriam precisos esperar mais dezassete anos, até ao Tenebre (1982), para se voltar a exibir num mesmo filme tamanho conjunto de exuberância e beleza feminina. Até as feministas largariam os paus (pun not intended), ancinhos e pedras e concordariam connosco, se obviamente perdessem tempo a ler-nos. E ainda: melhor cena de tribunal de todos os tempos.)



1.Aubrey Plaza2.Sarah GadonBlack Bear (2020). Lawrence Michael Levine

Filme: 1/5 ("Papá! Papá! Olha eu a fazer metaficção feminista para os muninos e muninas piquenos e piquenas!".)

Sem comentários: