quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Mais 47 obras-primas.


Livia GeniseHill Street Blues: Season 2, Episode 6 (1981). Randa Haines

"And HEY, HEY!!...Let's be careful out there!"


Japanese girls by the House. Japanese American Communities (1932). Sensho Sasaki

Filme: 2/5 (Altamente provável que, uma década depois, se encontrassem a habitar o "civilizado" campo de concentração de Manzanar.)



1.Marie Rivière2.Laure CalamyAntoinette dans les Cévennes (2020). Caroligne Vignal

Filme: 1/5 (Mais "simpático" naturalismo francês.)



1.Julia Roberts2.Laura San GiacomoPretty Woman (1990). Garry Marshall

Filme: 4/5 (O "homem frio" de negócios alimenta-se da "humanidade " da "puta de bom coração", que por sua vez alcança um nível social e um recheio joalheiro através dos ofícios do "homem frio" de negócios. Uma junção de uma harmonia perfeita que se poderá designar como "Capitalismo de Rosto Humano". Julia Roberts esplendorosa de traquinice, anos antes de se tornar numa mais entediante "grande dama" do cinema de Hollywood.)




1.Inês de Medeiros & Fejria Deliba2.Nathalie Richard3.Bulle OgierLa bande des quatre (1989). Jacques Rivette

Filme: 4/5 (Camarada Jerónimo sem contemplações, arriscando em Almada com todo o seu arsenal ofensivo, aka Dores Meira. Esperemos que Inês resista aos avanços do inimigo, e parta para mais quatro anos de mandato, para assim continuarmos a enviar mensagens do teor "actriz do Rivette e do Costa na tv".)





1.Lauren Tsai & Hadley Robinson2.Josephine Langford3.Sabrina Haskett4.Marcia Gay HardenMoxie (2021). Amy Poehler

Filme: 0/5 (No caso do seu namorado ser um cuck desalmado, aconselhamos a jovem a fazer uma noite especial, em que para além do momento solene em que fode com o seu vizinho camionista- à frente do seu namorado, claro-, também fará uma double bill com Moxie e Promising Young Woman. No fim, pedir-lhe-á que espete uma vassoura no rabo enquanto a jovem, puída de tanto prazer com o vizinho, apoia os pés nas costas do namorado ao mesmo tempo que come morangos e vê na tv um momento de comédia protagonizado pela Amy Poehler e a Tina Fey. E a Amy Schumer.)


Elizabeth ThreattThe Big Sky (1952). Howard Hawks

Filme: 5/5 


Irena LaskowskaOstatni dzien lata (1958). Tadeusz Konwicki

Filme: 4/5





1.Niñas de la escuela. 2.Ita Larrinaga3.Galilea Montijo4.Claudia ZepedaPerras (2011). Guillermo Ríos

Filme: 2/5 ("They (ndr: mulheres) are worse! They're much worse than us, they talk about everything! Couldn't you at least tell her about the shrinkage factor?"- George Costanza, Seinfeld, episódio "The Hamptons", da Série 5.) 













1.Joey Lauren Adams diz a Jason London que logo à noite vai haver festa. 2.Michelle Burke3.Renée Zellweger e amiguinhas iniciam ritual de "integração de novos alunos". 4.Novas alunas a integrarem-se no espírito coletivo da escola. 5.Lourinha é deixada ao abandono num bar. 6.Marissa Ribisi. 7.Milla Jovovich8.Catherine Avril Morris9.Parker Posey10.Deena Martin11.Christine Harnos12.Christine HinojosaDazed and Confused (1993). Richard Linklater

Filme: 2/5 (Um filme sobre um determinado período num determinado espaço nos anos setenta apreendido pela perspetiva dos anos noventa. Diz mais sobre o cinema "independente" dos segundos do que sobre a existência social-escolar dos primeiros. Duplo ranço nostálgico. Melhores personagens de sempre do Matthew McCnaughey e do Ben Affleck.)






1.Barbara Wilkin2.Nadine Ballot3.Micheline Dax4.Joanna Schimkus5.Stéphane AudranParis vu par... (1965). Jean Douchet/Jean Rouch/Jean-Daniel Pollet/Eric Rohmer/Jean-Luc Godard/Claude Chabrol

Curta do Jean Douchet: 3/5
Curta do Jean Rouch: 4/5
Curta do Jean-Daniel Pollet: 4/5
Curta do Eric Rohmer: 2/5
Curta do Jean-Luc Godard: 3/5
Curta do Claude Chabrol: 3/5

Pequeno-Almoço na curta do Jean Rouch: 5/5
Jantar na curta do Jean-Daniel Pollet: 5/5
Diversas refeições na curta do Claude Chabrol: 5/5





1.Rachel McAdams2.Alexandra Holden3.Anna Faris4.Melora HardinThe Hot Chick (2002). Tom Brady

Filme: 3/5 (O Rob Schneider tem duas qualidades: uma, era amigo do Norm Macdonald; a outra, é a exibição bastante orgulhosa de um retardamento emocional que faz passar o Adam Sandler por um ser humano suportável. Uma pessoa ri da própria estupidez do ato de estar a rir do atraso mental do Rob. A juntar a isto, e como estamos num filme de 2002, há vagas gigantescas de humor escatológico, imbecil, e que faz do mau gosto um ato de lei na pedra, embora sem chegar ás alturas da sofisticação merdosa da "obra-prima" Deuce Bigalow, uma espécie de bootleg amadora dos filmes dos Farrely da altura.)


María ValverdeMelissa P. (2005). Luca Guadagnino

Filme: 2/5 (Primeiro e único filme suportável do italiano. Devia ter-se mantido neste registo sex-exploitation a meio caminho entre um Adrian Lyne babão e um Ken Russel de câmara e edição todas escavacadas. Com certeza que não estaria agora no top-20 de piores realizadores do mundo- encabeçado pelos irmãos Safdie.)




1.Tatum Dagelet. 2.Monique van de Ven3.Leontine RuitersAmsterdamned (1988). Dick Maas

Filme: 3/5 (Giallo nos canais de Amesterdão. Deliciosas montanhas de clichés- o polícia em conflito com o chefe, o polícia a beber álcool logo de manhã, o polícia ranhoso que consegue para si uma milady, o presidente da câmara receoso do que tantos crimes podem fazer ao turismo da cidade- envoltas na melhor perseguição de sempre de dois speedboats, sim, ainda superior à do Face/Off.)



1.Angela Lansbury2.Donna ReedThe Picture of Dorian Grey (1945). Albert Lewin

Filme: 3/5

Sem comentários: