Oceana Basílio. Um Golpe de Sol (2018). Vicente Alves do Ó
Filme: 3/5 (Se 1) houvesse menos diálogos e a "trama" fosse reduzida a um esqueleto de informação 2) houvesse menos travellings publicitários sobre os corpos a derreter ao Sol 3) houvesse ainda maior ênfase no mero hedonismo mecânico de enrabanços, broches, fodas e corpos em languidez maquinal 4) mais cenas na piscina e mais bebidas...talvez Um Golpe de Sol se tornasse no melhor filme português de todos os tempos (a seguir a uns 56). Assim sendo, é o melhor filme do Alves do Ó. Bem bom.)
1.Mary Arden. 2.Arianna Gorini. 3.Eva Bartok. 4.Claude Dantes. 6 donne per l'assassino (1964). Mario Bava
Filme: 4/5 (Um daqueles filmes, juntamente com o Frenzy, que justifica o porquê de eu ainda não ter enveredado pela carreira de "Serial Killer": o esforço físico despendido para diminuir a população feminina parece ultrapassar em larga escala o prazer da tarefa.)
1.Rosanna Arquette. 2.Brigitte Bako. 3.Carole Bouquet. 4.Mia "cunt" Farrow. New York Stories (1989). Martin Scorsese, Francis Coppola & filha, Woody Allen
Filme: Life Lessons, do Scorsese-3; Life Without Zoe, do Coppola & filha-0; Oedipus Wrecks, do Woody-4
Rose Hobart. Rose Hobart (1936). Joseph Cornell
Filme: 3/5 ("Male Gaze" levado ao extremo: esquartejar um filme (East of Borneo, 1931) até não restar mais nada que praticamente só os planos da actriz principal, por quem o Cornell tinha desenvolvido tesão. O Salvador Dali, que assistiu à primeira projecção de Rose Hobart, em 1936, afirmou que o Cornell era mau porque lhe tinha roubado a ideia...do subconsciente. Brigados, Zé: vamos fazer isso com quase todos os filmes da Diane Lane.)
Julianne Moore. The Lost World: Jurassic Park (1997). Steven Spielberg
Filme: 1/5 (Não sei se sonhámos ou se lemos, mas segundo o John Milius, o Spielberg, nos tempos de universidade, tinha três palavras preferidas: Dinheiro, Dinheiro, Dinheiro.)
1.Lorena Comparato. 2.Mariana Oliveira. 3.Laryssa Ayres. 4.Carol Baptista. 5.Rita Pauls. 6.Valentina Herszage. Mate-me Por Favor (2015). Anita Rocha da Silveira
Filme: 2/5 (Merece pontos e simpatia por, embora decorra no Bairro da Tijuca, nunca haver o menor resquício de "vamos lá fazer mais uma caralhada de esquerdalhada progressista a brincar à luta de classes". Posto isto, quer baralhar e desconstruir tantos géneros que acaba por terminar em incompletude, embora seja isso mesmo que mantenha o interesse. Isso e, citando o filósofo Matthew McConaughey no Dazed and Confused, "That's what I love about these high school girls, man. I get older, they stay the same age".)
1.Rainbeau Mars. 2.Courtney Love. The People vs Larry Flynt (1996). Milos Forman
Filme: 4/5 (Bastante ténue a diferença entre um republicano evangelista e uma pessoa com menos de trinta anos que tenha feito das "redes sociais" um reinado de terror "correcto" e de "cancelamento".)