quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

até o avô se esqueceria das forquilhas ao ver tamanha obra-prima















clube de vídeo. Algures no Verão de 1991. "é favor rebobinar a cassete". E como dizia o meu avô a cada dia 31 de Dezembro:" era cair hoje forquilhas do céu o dia todo!".







ps: estou prestes a iniciar a visão do "Radio Days", do Woody. Se a minha desumana memória não me engana, não lhe meto as vistas em cima desde uma "Lotação Esgotada", circa 1988? 1989? De qualquer das maneiras, a ala direita do FCP era o João Pinto e o Jaime Magalhães. E o Costa ainda não tinha nenhum filme. Mas antes vou fumar. Ver se paro amanhã. E o "The Martian" é uma merda descomunal, trampa ruidosa quando se pedia silêncio.  Salva-se o Jeff Daniels, impecável como sempre. A ver se ainda dá para ver o "Creed" da parte da tarde. Bom, boa noite. 

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

alimento espiritual e físico de 2015. Rosenbaum protesta com tal lista, enquanto chupa o Edward Snowden


Claudia Traisac, Escobar: Paradise Lost


Alexandra Daddario, San Andreas


Ana de Armas e Lorenza Izzo, Knock Knock


Lili Sepe, It Follows


Brie Larson, Trainwreck


Juliette Binoche, Clouds of Sils Maria


Charlize Theron, Mad Max: Fury Road


Amber Heard, Magic Mike XXL


Rebecca Ferguson, Mission: Impossible- Rogue Nation


Cherien Dabis, May in the Summer


Tamsin Egerton, Queen & Country


Erica Rivas, Relatos salvajes


Lou de Laâge e Joséphine Japy, Respire


Carla Gugino, San Andreas


Imogen Poots, She's Funny That Way


Sophie Marceau, Tu veux...ou tu veux pas?


Emilia Clarke, Terminator Genisys


Shailene Woodley, White Bird in a Blizzard


Melisa Sozen, Kys Uykusu














Página dezassete da edição número um do quinzenário cultural "& etc", com data de 17 de Janeiro de 1973. Preço: sete escudos e cinquenta centavos.

assunto: reacções do público à visualização na "magia da tela" do La Prise du pouvoir par Louis XIV, acabado de chegar à metrópole sete anos após a sua estreia na televisão francesa.

Dr. Pedro Arroja espuma de alegria

Pedro Passos Coelho – Pelo que fez nestes quatro anos. Foram anos para muita gente de sofrimento e miséria. Mas tudo teria sido pior sem a tranquilidade e constância do primeiro-ministro. Não houve nada que a esquerda não dissesse sobre ele: não houve insulto, nem calúnia, nem mentira que não saísse da sua habitual grosseria e desonestidade. Passos Coelho aguentou tudo e transmitiu ao país, no meio da catástrofe em que o meteu o PS, alguma confiança e algum ânimo. Merece o nosso respeito.


O Dr. Vasco cumpre no Público a mesma função que o Pedro Guerra executa na TVI 24.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Sim sim, o "It's a Wonderful Life" e o "Meet Me in St. Louis" e o caralho...


Não, não é De Sica...







...é Curtiz. Se fosse professor de cinema (jasus senhor!), colocaria o áudio do Angels With Dirty Faces em italiano e apresentaria o filme como um dos "primeiros exemplos de neo-realismo, anterior mesmo ao início da Segunda Grande Guerra. Repare-se, a propósito, no movimento circular ininterrupto da câmara tanto na sequência de abertura como num outro plano que copia o mencionado, estabelecendo a devida passagem do tempo. Repare-se, também, nos "meninos de rua" imersos nas suas selvajarias. E repare-se, sobretudo, nos mamilos da menina que está sentada na segunda fila à minha esquerda. Sim, essa, a de blusa azul". E agora afirma-se: ah, mas eles viam que estava ali o Cagney e o Bogart e sabiam logo que havia ali patranha. E respondia-se a tão insolente observação: alunos do primeiro ano a saberem quem foi o Cagney e o Bogart? Não seja tolo, senhor!